Ir para o conteúdo principal

Avaliação Base Alfabética

Tela de geração do relatório

Informações Gerais:
O modelo de Avaliação de Base Alfabética tem como intuito acompanhar a evolução do nível de escrita do aluno durante o ano letivo, especialmente pela Secretaria da Educação

Caminho para a tela:  Relatórios > Pedagógico > Base Alfabética > Avaliação da Base Alfabética

Filtros:

  • Ano Referência: 
    • Tipo: numérico
    • Validações: Obrigatório, trás por padrão sempre o ano atual
  • Escola:
    • Tipo: Dropdown Único
    • Validações: Obrigatório
  • Série:
    • Tipo: Dropdown Único
    • Validações: Obrigatório
  • Classe: 
    • Tipo: Dropdown Único
    • Validações: Campo opcional não obrigatório

Os campos de Escola, Série, Classe devem listar as opções que correspondem ao usuário ‘usuário tem permissão’

Imagem da tela de geração da avaliação:

image.png

Relatório:

Título: QUADRO DA AVALIAÇÃO DA ESCRITA
Escola: Escola selecionada
Professor: Professor mais recente responsável pela classe que fez o último nível de escrita concatenado com a última fase de nível de escrita
Classe: Classe selecionada (caso o filtro classe não seja selecionado ele trará todas as classes que possuem avaliação de nível de escrita dentro daquela série sempre dando uma quebra de página para iniciar a próxima classe no topo da folha)

Quadro da Avaliação:

É composto por: 

N°: Número da chamada do aluno
Nome do aluno: Nome do aluno levando em consieração entre nome social, afetivo ou nome normal
Data de Nasc: Data de nascimento do aluno
Escola de Procedência: Se o aluno possuir uma escola de procedência registrado, trás a escola de procedência mais recente. Senão trás a escola cadastrada da classe atual.
Av Inicial: Primeira Avaliação Inicial criada no ano para aquela classe (alguns alunos que chegam após o períoda da primeira avaliação inicial, como os MATRICULADOS FORA DO PRAZO, podem acabar tendo suas Avaliações Iniciais em branco devido ao período que chegaram e o período que foi realizado a avaliação)
Hipótese: Exibir a Sigla da última avaliação do bimestre/trimestre realizada no Nível de Escrita.
Faltas: Exibir a totalização das faltas referentes à fase.

O campo Hipótese e Faltas se repetem dinamicamente para cada fase do calendário curricular.

OBS: Quando houver um aluno transferido numa fase, o campo correspondente aonde ficaria a sigla do nível de escrita deverá ser preenchido com a sigla "T". Essa sigla se extenderá para as demais fases seguinte. Exemplo: Aluno foi transferido no período do 3º Bimestre. Como esse foi o último status de matrícula dele, a sigla T se replicará para o 3º e, consequentemente, para o 4º Bimestre.

Quadro de Totalização:

Composto por:

Legenda: Trás a nomenclatura componto "Avaliados", "Não Avaliados", "Transferidos", "Total Geral de Alunos" (O total geral leva em consideração total matriculados e transferidos, não leva em consideração casos especiais como o remanejado, não comparecimento e outros tipos especiais de transferências internas até o momento) e composto pelos Níveis de Escrita e suas siglas deforma dinâmica (estes podem variar dependendo de cada município).
Avaliação Inicial: Contagem de "Avaliados", "Não Avaliados", "Total Geral de alunos" , "Transferidos" e contagem por níveis de alfabetização por sigla e descrição durante o período da primeira avaliação daquela classe.
Fases (Bimestre / Trimestre) de forma dinâmica de acordo com o calendário curricular e município: Contagem de "Avaliados", "Não Avaliados", "Transferidos", "Total Geral de Alunos" e contagem de níveis de alfabetização separados por sigla e descrição daquela fase. Sempre levando em consideração a avaliação mais recente (a útilma realizada) durante aquela fase.


Importante salientar que Bragança Paulista possui um Nível de Escrita chamado "NÃO AVALIADO". Este não deve aparecer e nem ser contabilizado como um nível de escrita avaliado. Os NÃO AVALIADOS vão se caracterizar e serão computados apenas pelos alunos que possuem uma avaliação N/A (Não avaliado) e principalmente que esse nível não avaliado tenha a categoria do nível de escrita registrada como NULL. Ou seja, atualmente o único município que possui um Nível de Escrita NÃO AVALIADO é Bragança Paulista e ele recebe a categoria null. Para que isso se reflita em municípios já existentes também, eles precisarão cadastrar um Nível de Escrita que possua a categoria null também. Caso contrário, os Não Avaliados desse município serão sempre 0.

Exemplo de registro de Nível de Escrita com coluna de categoria null que representa não avaliado no banco de Bragança:

image.png

image.png

Nas colunas que seguem a contabilização é feita dinamicamente por fase (Bimestre ou Trimestre) mas também levando em consideração as informações das linhas. Cada fase contabilizada os Não Avaliados, os Transferidos, o Total de Avaliados, o Total Geral da turma naquela fase e a contagem de alunos avaliados separado por cada Nível:

image.png

Quadro de Alunos com Necessidades Especiais:

N°: Número do aluno na chamada
Nome do aluno: Nome do aluno levando em consieração entre nome social, afetivo ou nome normal
Necessidades Especiais: Descrição da necessidade especial do aluno

Este campo será preenchido somente quando houver um ou mais alunos na sala com necessidades especiais; caso contrário, as colunas serão exibidas como uma linha de tabela vazia: 

image.png

Quadro de Transferências Expedidas e Recebidas e Observações:

Transferências Expedidas Neste Bimestre / Trimestre (dependendo do município):
Trata-se dos alunos que foram transferidos para outra escola. Exibir o número de sequência da chamada concatenado nome e com a data de recebida. Exemplo: N° 4 em 10/11/2024. 
Quando houver mais de um aluno recebida dentro do bimestre, os registros deverão ser exibidos separados por pipe. Exemplo: N° 4 - MARIA JOANA, em 10/11/2024 | N° 10 - JOSÉ MARTINS NUNES, em 20/11/2024.

OBS: Até o momento não será levado em consideração como transferidos os status de transferidos especiais, como REMANEJADO, RECLASSIFICADO ou NÃO COMPARECIMENTO.

Transferências Recebidas Neste Bimestre/ Trimestre (dependendo do município):
Trata-se dos alunos com status de matriculado fora do prazo. Exibir o número de sequência da chamada concatenado nome e com a data de recebida. Exemplo: N° 4 em 10/11/2024.
Quando houver mais de um aluno recebida dentro do bimestre, os registros deverão ser exibidos separados por pipe. Exemplo: N° 4 - MARIA JOANA, em 10/11/2024 | N° 10 - JOSÉ MARTINS NUNES, em 20/11/2024.

Observação:
Exibir a observação do nível de escrita Exibir correspondente a cada fase. Tamanho máximo 500 caracteres.

Os quadros de observações, transferências expedidas e recebidas devem ser segmentado por Fase (Bimestre | Semestre), apresentando os dados corretamente para cada período. O quadro DIAGNÓSTICA diz respeito à primeira Avaliação da classe. A Avaliação Inicial e os transferidos, dentro do range da data da Avaliação Inicial ou antes:

image.png

Exemplo de um relatório completo:

image.png

image.png

image.png

MER