Vá até o campo Anexos e clique em Adicionar Anexo.
Adicione descrição, data ou período do atestado e anexe o atestado digitalizado caso haja necessidade.
Lembrando que somente a descrição, data e o campo de tipo de atestado selecionado já alimentam o diário do professor comunicando a ausência do aluno automaticamente naquele dia, ou dias, mesmo que esteja sem anexo.
Note que os atestados inseridos apenas justificam as faltas e não abonam. Há duas maneiras de lançar um atestado atualmente, um atestado onde justifica a ausência do aluno e não abona falta e outro onde o registro de frequência é bloqueado, de acordo com a Lei 13.716 | Art. 4º-A.
Esse modo de lançar atestado pode ser editável a qualquer momento no ícone do lápis ou excluído no ícone da lixeira.
No Diário do Classe do professor, a visualização deve corresponder conforme a imagem abaixo. Lembrando que todos os atestados durante o ano letivo são mostrados dessa maneira no Diário de Classe do professor.
Na opção Atestado - Lei 13.716 | Art. 4º-A representa que o aluno tem acompanhamento educacional domiciliar e não pode ter falta ou presença registrada no Diário do Professor de acordo com a lei.
Ao selecionar essa opção, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação: confirma a inclusão deste atestado? Após salvar, os lançamentos de faltas desde aluno no período informado serão excluídos e essa alteração não poderá ser revertida. Confirmando, o sistema vai realizar a exclusão automática das presenças e faltas registradas dentro do período informado no atestado. No Diário de Classe, o aluno será exibido de forma neblinada durante o período coberto pelo atestado, indicando que não está sujeito a registros de frequência.